Laryngeal Handshake
O estudo avalia a eficácia da técnica de "laryngeal handshake" (podendo ser traduzido como aperto de mão na laringe) na identificação da membrana cricotireóidea (CTM). O objetivo do estudo foi comparar essa abordagem com a palpação convencional da CTM. O estudo foi conduzido no centro cirúrgico por 5 anestesistas de vários níveis de experiência, em mulheres que aguardavam cirurgia eletiva. Foi evidenciado que a precisão e a identificação da linha média foram maiores no grupo L (laryngeal handshake), assim como a distância até a CTM e a dificuldade percebida foram menores nesse grupo. Em contrapartida, o tempo para identificação foi menor no grupo P (palpação convencional).
Conclusão do autor: A técnica "laryngeal handshake" é mais precisa que a palpação convencional para localizar a CTM e a linha média, apesar de ser mais demorada. Esta técnica é importante para situações de emergência onde a anatomia é indistinta.
Referência: Drew, T., & McCaul, C.L. (2017). "Laryngeal handshake technique in locating the cricothyroid membrane: a non-randomised comparative study." Journal of Airway Management, Vol. XX, pp. 1174-1175. DOI: 10.1016/j.jam.2017.06.009.