Artigos

Artigos Selecionados

Selecionados por nossos profissionais especialistas, disponibilizamos artigos científicos relacionados à Medicina de Emergência.

Angiografia coronariana após parada cardiorespiratória elevação de segmento ST

O artigo desta semana é o COACT trial, ensaio clínico randomizado, multicêntrico, aberto, com objetivo de verificar se a angiografia coronária imediata melhora a desfecho em 1 ano em pacientes após parada cardiorrespiratória (PCR) sem sinais de elevação do segmento ST, em comparação com uma estratégia de angiografia coronária tardia.

Estudo avaliou cerca de 552 pacientes admitidos em 19 centros de saúde holandeses entre 8 de janeiro de 2015 e 17 de julho de 2018. O estudo incluiu pacientes que sofreram PCR extra-hospitalar com ritmo chocável que foram reanimados com sucesso sem sinais de infarto agudo do miocárdio com elevação do segmento ST (IAMCSST). O acompanhamento foi realizado em 1 ano.

O desfecho primário avaliado do estudo foi a sobrevivência em 90 dias. Desfechos secundários avaliados em 1 ano, foram óbito, infarto do miocárdio, revascularização, hospitalização por insuficiência cardíaca e choque com desfibrilador cardíaco implantável (CDI).

Conclusão do autor: Neste ensaio clínico randomizado de pacientes que foram reanimados com sucesso de PCR extra-hospitalar e sem sinais de IAMCSST, uma estratégia de angiografia imediata não melhorou os resultados clínicos de 1 ano em comparação com um atraso na estratégia de angiografia. A angiografia coronária neste grupo de pacientes pode, portanto, ser adiada até após a recuperação neurológica sem afetar os resultados.

Referência: (LEMKES et al., 2020)