Instituto EmergÊncia Brasil apoia o Novembro Azul
I E B

Artigos

Artigos Selecionados

Selecionados por nossos profissionais especialistas, disponibilizamos artigos científicos relacionados à Medicina de Emergência.

MIRACLE2

O artigo é sobre o MIRACLE2, que é um escore de risco promissor e prático para pedição precoce de desfecho neurolórico pós PCR extra-hospitalar.

No contexto pós PCR extra-hospitalar, apesar do avanço na terapia dos grandes centros especializados (cateterismo, ECMO), boa parte desses pacientes mantem resultados ruins do ponto de vista neurológico devido lesão por hipóxia.

As manifestações clínicas das lesões neurológicas podem ocorrer até 72h após admissão. Com isso, foram desenvolvidas diversas ferramentas para avaliar prognóstico neurológico para auxiliar na tomada de decisão, bem como reduzir intervenções fúteis, porém algumas são complexas e demandam tempo, o que limita o uso prático no departamento de emergência.

O que foi feito: Estudo retrospectivo de um centro quaternário no sudeste de Londres entre maio de 2012 e dezembro de 2017, onde foram avaliados cerca de 373 pacientes.

Preditores: PCR não testemunhada, ritmo inicial, reatividade das pupilas, idade, mudança de ritmo, pH < 7,20, epinefrina administrada. Total de 10 pontos.

Risco de desfecho neurológico ruim (sequela grave até estado vegetativo, morte em até 6 meses): 0 - 2: baixo risco; 3 - 4: médio risco; > 5: alto risco.

Conclusão: Ferramenta interessante e promissora na tomada de decisão como preditor de desfecho neurológico pós PCR extra-hospitalar, porém, ainda necessita de outros estudos com maior numero de participantes, multicentrico para melhor validação e ser utilizado regularmente.

Referência: (PAREEK et al., 2020)

Cadastre-se na nossa Newsletter e
Receba as novidades.