Artigos

Artigos Selecionados

Selecionados por nossos profissionais especialistas, disponibilizamos artigos científicos relacionados à Medicina de Emergência.

Tratamento da apendicite aguda não complicada

Os antibióticos são uma alternativa eficaz e segura à apendicectomia para o tratamento da apendicite aguda não complicada, mas o regime antibiótico ideal não é conhecido.

Este artigo é um ensaio clínico multicêntrico, randomizado, aberto e realizado em 09 hospitais finlandeses. A questão clínica do artigo foi: Na apendicite aguda não complicada, o tratamento apenas com antibióticos orais não é inferior a uma combinação de endovenosos seguida de antibióticos orais? Em um grupo foi realizado Moxifloxacino 400mg via oral por 07 dias e no outro grupo foi realizado Ertapenem 1g endovenoso por dois dias seguido de 5 dias de Levofloxacino 500mg e Metronidazol 500mg, via oral.

Conclusão do autor: Entre adultos com apendicite aguda não complicada, o tratamento com 7 dias de moxifloxacina oral em comparação com 2 dias de ertapenem intravenoso seguido por 5 dias de levofloxacina e metronidazol resultou em taxas de sucesso de tratamento superiores a 65% em ambos os grupos, mas não conseguiu demonstrar não inferioridade para o sucesso do tratamento de antibióticos orais em comparação com antibióticos intravenosos seguidos de antibióticos orais.

Referência: Sippola S et al, 2021.