Artigos

Artigos Selecionados

Selecionados por nossos profissionais especialistas, disponibilizamos artigos científicos relacionados à Medicina de Emergência.

Uso de Haloperidol em pacientes com delirium

O delirium é comum, mórbido e dispendioso em idosos hospitalizados e em adultos de todas as idades na unidade de terapia intensiva (UTI). Intervenções multifatoriais não farmacológicas podem prevenir o delirium, mas não há tratamentos aprovados.

Este artigo é um estudo multicêntrico, cego e controlado por placebo, onde foram designados aleatoriamente pacientes adultos com delirium que haviam sido internados na UTI por uma condição aguda para receber haloperidol intravenoso (2,5 mg 3 vezes ao dia mais 2,5 mg conforme necessário até um máximo diário total dose de 20 mg) ou placebo. Haloperidol ou placebo foi administrado na UTI enquanto o delirium continuasse e conforme necessário para recorrências. O desfecho primário foi o número de dias vivos e fora do hospital 90 dias após a randomização.

Conclusão do autor: Entre os pacientes na UTI com delirium, o tratamento com haloperidol não levou a um número significativamente maior de dias vivos e fora do hospital em 90 dias do que o placebo.

Referência: Andersen-Ranberg et al, 2022.