Artigos

Artigos Selecionados

Selecionados por nossos profissionais especialistas, disponibilizamos artigos científicos relacionados à Medicina de Emergência.

Sedoanalgesia no paciente crítico: sem sedação ou sedação leve em pacientes críticos sob Ventilação Mecânica

A sedoanalgesia do paciente crítico sob VM invasiva tem como objetivo diminuir desconforto, dor, assincronias e melhorar desfechos após procedimentos. Devemos ter como meta de sedação, manter o paciente calmo, alerta e não combativo (RASS 0 a -2), evitando sedação pesada e contínua. A interrupção diária da sedação demonstrou reduzir o tempo de ventilação e o tempo de permanência na unidade de terapia intensiva (UTI).

Este artigo é estudo multicêntrico, randomizado e controlado que buscou investigar se um plano de não sedação em pacientes sob VM invasiva resultaria em um melhor desfecho de sobrevida em comparação com plano de sedação leve (RASS -2 a -3) com interrupção diária da sedoanalgesia. O desfecho primário foi mortalidade em 90 dias. Os desfechos secundários foram o número de eventos tromboembólicos maiores, o número de dias livres de coma ou delírio, lesão renal aguda de acordo com a gravidade, o número de dias sem UTI e o número de dias sem ventilação.

Conclusão do autor: Entre os pacientes críticos sob VM invasiva, a mortalidade em 90 dias não diferiu significativamente entre aqueles atribuídos a um plano sem sedação e aqueles atribuídos a um plano de sedação leve com interrupção diária.

Referência: (Olsen et al., 2020)