Artigos

Artigos Selecionados

Selecionados por nossos profissionais especialistas, disponibilizamos artigos científicos relacionados à Medicina de Emergência.

Metas de pressão arterial em sobreviventes comatosos de parada cardíaca

Pacientes pós parada cardíaca são hemodinamicamente instáveis e podem ter lesões secundárias ao evento e à hipotensão. Evidências para apoiar a escolha de alvos de pressão arterial para o tratamento de sobreviventes em coma de parada cardíaca fora do hospital são limitadas.

Este artigo é um estudo randomizado duplo-cego. Foram avaliadas metas de pressão arterial média de 63 mmHg em comparação com 77 mmHg em adultos em coma que haviam sido ressuscitados após uma parada cardíaca extra-hospitalar de causa cardíaca presumida. O desfecho primário foi composto de morte por qualquer causa ou alta hospitalar em 90 dias e como desfecho secundário foi avaliado o status neurológico dos pacientes.

Conclusão do autor: Atingir uma pressão arterial média de 77 mmHg ou 63 mmHg em pacientes que foram ressuscitados de parada cardíaca não resultou em porcentagens significativamente diferentes em mortalidade, incapacidade grave ou coma. Sendo assim, não foi evidenciada vantagem em manter níveis pressóricos mais elevados nessa situação.

Referência: Kjaergaard et al, 2022.